sexta-feira, 13 de julho de 2012

Festival da Arraia começa em Cascavel


Fortaleza. Começa hoje, em Cascavel, o III Festival Gastronômico da Arraia, que segue até o domingo. O evento, que acontece na praça central da Praia da Barra Nova, a dois quilômetros da sede, é promovido pelo Instituto Beija-flor da Cultura, Arte, Educação Ambiental e Cidadania. O festival tem o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo.

O festival envolve gastronomia, música e artesanato, além de contribuir para a preservação da culinária local e dos costumes e tradições do Município de Cascavel, um dos roteiros turísticos do Estado do Ceará.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Eventos da Secretaria de Turismo de Cascavel, Edvar Soares, a expectativa é de que o evento não somente repita o sucesso de público e participação das edições anteriores, como se projete para ser referência no calendário turístico do Estado. Segundo ele, mais de 30 mil pessoas devem prestigiar o Festival, dentre moradores, turistas cearenses e de outros Estados. As atividades do evento começam por volta das 19h.

Para tanto, ele destaca a infraestrutura compatível para atender uma demanda considerável de visitantes e o grande engajamento da comunidade de Barra Nova. Dezenas de pessoas estão envolvidas com a preparação de pratos, que farão variações com a arraia, peixe que pode ser encontrado em abundância naquela área do Litoral Leste.

"Para nós, é de grande importância revelar a criatividade da nossa cozinha, aproveitando um produto farto e que é, atualmente, o principal item de exportação para outros Estados", afirma o gestor público.

Incremento

Soares explica que o evento vem contribuindo para incrementar o setor turístico do local, incentivando proprietários de restaurantes, hotéis, pousadas e barracas a melhorar, cada vez mais, os serviços prestados ao público.

Desde o primeiro Festival da Arraia, realizado em 2010, a Prefeitura de Cascavel, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), promove cursos de capacitação nas áreas de gastronomia, atendimento ao cliente e higienização e manipulação de alimentos, por exemplo.

Além da degustação, o festival realizará capacitações nas áreas da gastronomia e de atendimento, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento dos restaurantes típicos que comercializam os pratos tradicionais da arraia na praia de Barra Nova. Haverá, ainda, feira de artesanato com os artesãos da região e shows musicais, mas, conforme Edvar Soares, a programação para as apresentações ainda não está fechada. Contudo, estão previstas para os três dias do Festival, dentre outras, as participações de Rodrigo do Acordeom, Forró Três Amores, Painel de Controle, Forró na Veia, Forró Aquele Beijo, Arregassamba e Cordas que Falam.

O evento é realizado em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento da Cultura e do Turismo de Jacarecoara (IDCTUR) e a Associação dos Empreendedores da Cadeia Produtiva do Turismo do Distrito de Jacarecoara (ACPTUR), com apoio do Governo do Estado, Casa Civil, Banco do Nordeste, Sebrae-CE, Ypióca e Distribuidora Irmãos Barreiro.


Barra Nova

A Praia da Barra Nova, localizada no distrito de Jacarecoara, em Cascavel, é uma das mais belas praias do Litoral Leste. Com acesso em asfalto recém- construído, se firma como um dos destinos bem frequentados pelos turistas. No local existem ótimas opções de lazer, com barracas bem estruturadas, piscinas naturais, um povo hospitaleiro e uma inesquecível paisagem que serviu, inclusive, como cenário para novelas e filmes nacionais.


Mais informações
III Festival da Arraia
Prefeitura de Cascavel
Secretaria de Turismo
Telefone: (85) 3334.2840
www.cascavel.ce.gov.br


Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1159189

Nenhum comentário:

Postar um comentário