sexta-feira, 13 de julho de 2012

Empreendedores apostam em novo serviço na praia



A ideia é incrementar o fluxo de turistas entre Canoa Quebrada e Uruaú, gerando mais opções de passeios
 
Localizado no litoral Leste do Ceará, no caminho entre Fortaleza e Canoa Quebrada, o município de Beberibe é um dos destinos indicados pelo Ministério do Turismo (MTur) para os turistas que desembarcarão no Ceará para a Copa das Confederações, em 2013, e para a Copa do Mundo, em 2014.

São 56 quilômetros de cenários paradisíacos repletos de dunas, fontes naturais e falésias de areias coloridas, onde as estrelas principais são as praias de Morro Branco e Praia das Fontes. No entanto, a praia de Uruaú começa a despontar como uma excelente opção para quem busca uma experiência inesquecível.
 
Percebendo a oportunidade, dois empreendedores se uniram para desenvolver um novo serviço de transporte turístico e estimular o fluxo de visitantes para o local. Um deles é Romildo do Nascimento Silva, diretor da Cooperativa de Trabalho em Transporte Executivo de Aracati (Cooptema), que trabalha com o transfer de turistas de Canoa Quebrada para outros destinos do litoral cearense. Ele afirma que tinha um projeto para explorar Uruaú por acreditar no potencial turístico do lugar. No entanto, faltava parceria para concretizar a ideia.

 "Os turistas que compram pacotes para Canoa Quebrada passam cinco dias no destino e faltam opções de passeios. Temos contato direto com esse público e notamos essa carência. Foi aí que visualizamos Uruaú como um lugar perfeito para satisfazer essa necessidade. Um dia, em abril, saí para estudar como tornar viável o projeto de implantar um novo serviço para Uruaú e encontrei o Tiziano Franco, dono da agência de viagens Liciatur. Ele tinha a mesma ideia que eu e foi amor à primeira vista. Fechamos uma parceria comercial de sucesso", conta Romildo.

Tiziano diz que Uruaú não é trabalhado, especificamente, como um destino e sim como um atrativo de Beberibe, especialmente nos pacotes vendidos de Fortaleza. Segundo ele, os passeios que chegam da Capital fazem paradas na Lagoa do Uruaú, mas o lugar é muito mais que isso.
 
"Uruaú tem belezas naturais e várias opções de passeios. Cerca de 60% dos turistas que passam por Uruaú vêm de Fortaleza e só conhecem a lagoa. O que nós pretendemos é ampliar esse fluxo e trazer mais visitantes de Canoa Quebrada para cá a fim de conhecerem mais atrativos e realizarem um passeio de um dia", explica Tiziano.
O serviço que é oferecido em parceria pela Liciatur e a Cooptema é o transporte de Canoa para Uruaú e um passeio de buggy, que custa R$ 99, por pessoa. O serviço tem início às 9 horas e vai até 16 horas. Em Uruaú, há opções de restaurantes onde os turistas podem desfrutar os sabores do litoral cearense, como um bom peixe, camarão e frutos do mar.
A cooperativa dispõe de 33 veículos para fazer o transporte entre Canoa Quebrada e Uruaú e o mínimo de passageiros para o passeio é de quatro pessoas. Já a Liciatur tem parceria com as associações de bugueiros, com mais 100 veículos credenciados e habilitados.
"Nós somos os desbravadores dessa rota Canoa - Uruaú e acreditamos no potencial dela. Por isso, estamos divulgando nas redes sociais e nos locais de grande circulação de turistas em Canoa", declara Romildo. Segundo ele, as parcerias comerciais não se limitam aos passeios e os turistas que quiserem pernoitar em Uruaú também podem contar com as opções da rede de parceiros empresariais tanto da agência quanto da cooperativa. Por meio dessas parcerias, são oferecidos meios de hospedagem, passeios de jet ski, de barco, de caiaque, ultraleve, aula de kitesurf, passeio de jangada para visita ao navio naufragado durante a Segunda Guerra Mundial na costa da praia, entre outros.
"Estamos buscando, com o apoio do Sebrae/CE, nos unir cada vez mais. Temos a preocupação, também, com a questão ambiental e, por meio do Ecoelce, estamos trabalhamos a coleta seletiva de lixo em Uruaú e em Aracati para que os interessados ganhem desconto na conta de luz. Nós acreditamos que somente unindo forças vamos fazer um turismo melhor no litoral Leste", diz Romildo.
 
Para a analista técnica do escritório do Sebrae no litoral Leste, Mônica Sabino, a iniciativa empresarial é um fator importante que influencia de forma direta a prática do turismo no lugar. "Há uma vontade grande de estruturar os empreendimentos e organizar os empreendedores para melhor receber visitantes e turistas, integrando os destinos turísticos no município de Beberibe", diz.

De acordo com ela, a ideia é, inicialmente, promover Uruaú para que desperte nos visitantes o desejo de ali hospedar-se. "Já há uma oferta de hospedagem e empresários estão se organizando para estruturar melhor seus negócios. Com relação ao setor de alimentação, o Sebrae já identificou oportunidades de melhoria para os empreendimentos e iniciará um trabalho de capacitação para empreendedores e gestores", afirma Mônica.



Tranquilidade

A palavra Uruaú, em linguagem indígena, significa "cesto grande". É uma referência à lagoa, localizada entre as dunas, que forma um manancial de águas mornas e tranquilas. Com uma população de, aproximadamente, dois mil habitantes, a praia encanta pela beleza exuberante e é uma boa opção para os que preferem praias mais calmas, onde se pode relaxar e repor as energias.

A praia conta com grande faixa de areia e mar de ondas calmas, com temperatura convidativa para um mergulho. É uma boa opção para toda a família.






Mais informações:

Passeio em Uruaú saindo de Canoa Quebrada
Saídas diárias às 9h
Preço: R$ 99,00 por pessoa
Cooptema - (88) 8808.6584 e/ou 9614.6602
Liciatur - (85) 3338.9136 e/ou 9944.4683




Nenhum comentário:

Postar um comentário