quinta-feira, 12 de julho de 2012

Aeroporto de Aracati será inaugurado dia 28


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.

Será inaugurado, no próximo dia 28, um equipamento que promoverá maior desenvolvimento ao setor de turismo no Ceará, o Aeroporto de Aracati. O investimento total foi de R$ 19 milhões, entre a construção da pista de pouso e decolagem, pátio de estacionamento, ‘taxiway’ e Seção de Combate a Incêndio (Secinc). Com a obra, o Litoral Leste, ficará acessível aos principais mercados emissores por via aérea, sendo capaz de receber voos nacionais, proporcionando incremento da cadeia econômica na região. Além de criar um novo canal de escoamento da produção local, com destino aos mercados consumidores.

A nova pista passou de 1.200 metros de comprimento para 1.800m, por 30m de largura e com mais 400m de área de escape, totalizando 2.200m de extensão. Sua vida útil será de 20 anos, com capacidade para realizar 1.200 movimentos por ano, e estará apta para operar com aeronaves tipo Boeing 737. O pátio de estacionamento de aeronaves tem 152 metros de comprimento, por 90m de largura.

Além do aeroporto, o Governo do Estado assinou um Memorando de Entendimento para a instalação do Centro de Tecnologia, Manutenção e Comercialização de Aeronaves e Prestação de Serviços Aeronáuticos da TAM Aviação Executiva. Com o empreendimento, haverá o surgimento de uma cadeia profissional local, especializada no setor aéreo, e a criação de 150 empregos diretos. O centro atenderá aos mercados das regiões Norte e Nordeste, além da América Central, oferecendo serviços técnicos para aviões executivos de pequeno e médio portes.

HOMOLOGAÇÃO

O Aeroporto de Camocim, integrante do Planejamento Aeroviário do Estado do Ceará, reformado e ampliado pelo Governo do Estado, já foi homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O novo equipamento conta com pista de pouso e decolagem com 1.200 metros de extensão por 30 metros de largura, uma Seção de Combate a Incêndio (Secinc) e balizamento noturno, tornando o aeroporto mais seguro para pousos e decolagens, inclusive durante a noite. O investimento no novo aeroporto é de R$ 5,2 milhões.

Ele permite operações VFR Diurna e Noturna de aeronaves de pequeno e médio portes tipo ATR-42 e EMB-120 da Embraer. Foram executados serviços como terraplenagem, pavimentação, reforço e ampliação da pista de pouso e decolagem, implantação de moderno sistema de balizamento noturno, execução de obras de drenagem, construção de um pátio de estacionamento de aeronaves, taxway, terminal de passageiros, amplo estacionamento para veículos, urbanização e paisagismo. Além da casa de força, farol rotativo, proteção vegetal e sinalização horizontal e vertical.

O aeroporto, também denominado Pinto Martins, em homenagem ao aviador nascido naquele município, recebe cerca de 350 passageiros mensalmente, conforme explica o engenheiro Alberto Gonçalves. O projeto do Departamento Estadual de Rodovias (DER), deixa o aeroporto apto a receber aeronaves com capacidade de até 20 passageiros, podendo realizar pousos e decolagens, inclusive durante a noite.


Fonte: Jornal O Estado Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário