sábado, 16 de junho de 2012

Turistas vão poder contar com os aeroportos de Jericoacoara e de Aracati

Por Cleide Bravo, de Aracati – CE

Turistas e cearenses terão opções de aeroportos nas duas extremidades do litoral do Ceará. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur – CE), vai instalar os aeroportos de Jericoacoara e de Aracati. O de Jeri vai ser no município de Cruz, a cerca de 10 quilômetros do Parque Nacional das Dunas de Jericoacoara; e o de Aracati, vizinho à Praia de Canoa Quebrada. Com a disponibilidade dos aeroportos, os turistas vão poder se fixar  também em outras cidades além da capital cearense. Os novos equipamentos são capazes de receber voos internacionais diretos.
Aeroporto de Aracati
O litoral leste vai contar, ainda em 2012, com um aeroporto que vai alavancar o turismo da região. No município de Aracati, a 140 quilômetros da capital, a antiga pista de pouso foi transformada em um moderno aeroporto, capaz de receber aviões de grande porte, que normalmente operam em voos internacionais, como por exemplo, a família Boeing 737. A pista de pouso foi ampliada em 600 metros, passando a 1,8 mil metros  por 30 metros de largura, mais 400 metros de área de escape, totalizando 2.200m de comprimento. Com vida útil de 20 anos, pode operar 1.200 movimentos por ano. O pátio de estacionamento de aeronaves terá 152 metros por 90 metros.  Com recursos do Ministério do Turismo e Tesouro do Estado, o equipamento demandou investimentos de R$ 23.662.635,95 e já tem a pista de pouso, área de taxiamento e hangares prontos. Já o terminal de passageiros está em fase de acabamento. Aeroporto de Jericoacoara
O equipamento vai encurtar a viagem entre Fortaleza e a praia mais famosa do Ceará: o tempo de viagem vai diminuir das atuais cinco horas de carro para um hora. Mesmo recebendo o nome de Aeroporto de Jericoacoara, o equipamento vai ficar a cerca de 25 quilômetros da localidade, no município de Cruz, pois a praia é cercada pelo Parque Nacional das Dunas de Jericoacoara.Capaz de receber até 1,2 mil voos por ano, o aeroporto vai servir também no escoamento da produção agrícola das regiões Norte e da Ibiapaba, principalmente na exportação de flores e frutas para a Europa.
A construção do aeroporto vai sair por R$ 53.236.359,54 e é a contrapartida oferecida pelo Estado para o empréstimo com o Banco Latino de Desenvolvimento, também conhecido como CAF (Corporação Andina de Fomento), em fase de contratação.
A pista de pouso está com percentual de conclusão de 46%. A previsão é o que aeroporto de Jeri fique pronto no primeiro semestre de 2013.


Especificações técnicas
O projeto prevê um terminal de passageiros com aparência rústica, com detalhes e janelas em parede e vidro e cobertura de taubilhas, uma espécie de telha de madeira. A pista terá comprimento de 2,2 mil metros e 45 de largura, o que permite o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300. Somado a isso, está prevista áreas para alfândega, Polícia Federal e um Hangar. Isso significa que o aeroporto vai receber voos internacionais diretos, sem a necessidade de conexão no Pinto Martins.
Para preservar o Parque Nacional de Jericoacoara e permitir futuras ações de manejo e desenvolvimento sustentável, o equipamento será instalado no município de Cruz, a 22 quilômetros da sede, a 18 km de Jijoca de Jericoacoara, a aproximadamente 25 km da praia de Jericoacoara e a 10,3 km do parque.
Com informações da assessoria de Comunicação da Secretaria do Turismo do Ceará


Nenhum comentário:

Postar um comentário