sexta-feira, 15 de junho de 2012

Reinaugurado Posto Policial no Bairro Pedregal




Por Cleide Bravo, de Aracati – CE



Com presença do Comandante do 1º Batalhão Militar de Russas, Tenente Coronel Vilson Bezerra Castro e ainda dos Comandantes da PM de Aracati Capitão Hermilson, do Ronda do Quarteirão Capitão Ribamar, da Guarda Municipal Marcos Vinicius e também da Promotora de Fortim Drª Virginia Navarro, do representante da Defensoria Pública Dr Wellington, Diretor da Faculdade do vale do Jaguaribe Professor Eduardo Neto e do Chefe de Gabinete da Prefeitura de Aracati Chico Bravo que representou o Prefeito Expedito Ferreira foi reinaugurado na noite de ontem o Posto Policial do Pedregal.

A obra foi realizada graças ao trabalho em mutirão promovido pelo Terço dos Homens tendo a frente às pessoas de José Humberto Andrade e Assis (KIM) e demais membros deste grupo de orações.

As autoridades foram unanimes em reafirmar a união de esforços entre policia e comunidade no combate a criminalidade crescente no bairro.

PEDREGAL

Pode ser que, para os visitantes, este seja só mais um Bairro entre tantos outros do nosso querido Aracati. No entanto, para cada um de nós que acompanhamos o seu desenvolvimento no dia a dia: não, o Pedregal não é apenas mais um bairro e sim “O Bairro”, que aprendemos a amar e cuidar carinhosamente, cada um do seu jeito.

Porém o que não nos falta é o sentimento comunitário, que consegue mobilizar e contagiar a todos nós quando o assunto  é “ Pedregal, nosso Bairro, nossa história”.

Todas as conquistas em que o Pedregal protagonizou se deve a mobilização popular. Nosso maior referencial é a união, quando o assunto de fato nos interessa. Foi assim, ao erguemos a Igreja Santa Luzia, a sede da Associação de Moradores – AMOP aconteceu também quando houve o “Show dos Bairros”, com a cobertura da antiga Rádio Cultura, onde nosso bairro se destacou num lindo show cultural e arrancou o primeiríssimo lugar. Sempre acontece no Futebol, pois a nossa torcida é a maior presença e muito participativa, acontece nos eventos culturais como as quadrilhas juninas, Pedregal sempre está entre as três primeiras colocadas. Não podemos deixar de citar os nossos artesãos e artesãs que superam as dificuldades e o desemprego criando e recriando peças artesanais, da palha da carnaúba e outras matérias primas. Dos bravos pescadores que se aventuram rio abaixo rio acima em busca do alimento para suas famílias e sempre que participam de regatas de jangadas no rio Jaguaribe, frequentemente, arrastam belos troféus da competição.

Atualmente, podemos destacar o bom trabalho educativo que a Creche Armando Dias Simões, a Escola Antônio Monteiro, o Sesc Ler e o projeto Oficina escola/ Amop, vem desenvolvendo na comunidade no sentido de amenizar os problemas sociais contribuindo para retirar as crianças da rua e dar uma assistência , como é o caso do POE/ Amop, do Sesc Ler e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, que recebem crianças no horário extra escolar. Temos também Instalada na nossa vizinha Vila Grega o Campus da Faculdade Vale do Jaguaribe – FVJ, que oferece cursos de graduação e pós graduação em diversas áreas das ciências exatas e humanas. Destaco também o Grupo GAS que é o de pessoas da melhor idade, que fazem exercícios assistidas pelo Corpo de Bombeiros com o projeto “Bombeiros e Sociedade”.

Comprovando tudo o que foi dito até aqui, com relação á união e á participação da comunidade, hoje estamos reunidos para a reinauguração de mais uma conquista para o Pedregal, que é a reativação do posto policial. Posto este que foi construído há, aproximadamente, 10 anos em forma de mutirão e já estava inoperante. Quando então o Capitão Francisco Hermilson, no inicio de Abril deste, convocou representantes da comunidade para uma reunião sobre segurança e nela ficou decidido, através dos homens do terço, que aquele grupo iria em busca de parcerias para conseguir o material necessário para sua restauração, onde pudemos contar com grandes parcerias como : JD construção, Ivan Silvério Contabilidade, Ivan Ferreira, Depósito Marcos Monteiro, Pousada Brisa Rio, panificadora Gilpan, Sesc Ler, Ponto da Picanha.

E é por esta e muitas outras ações que nos orgulhamos do nosso Bairro Buscando sempre em Deus fé, força e coragem para superarmos as dificuldades e lutarmos pelo bem em comum.



Com informações do Terço dos Homens/Pedregal

Nenhum comentário:

Postar um comentário