domingo, 24 de junho de 2012

Entrevista Exclusiva: Liduina Esteves - PSB Cascavel


Ciro Gomes e Liduina Esteves
A entrevista de hoje é da pré-candidata à prefeitura de Cascavel, Liduina Esteves. Mulher de muitas capacidades, socialista, iniciou sua vida política no movimento estudantil e luta pela defesa do servidor público e da educação. É a primeira vez que pleiteará o paço municipal.

Revista Litoral Leste: Primeiramente uma pergunta simples, mas que é primordial: Quem é você?

Liduina Esteves:  Sou Liduina Esteves, cascavelense, professora, filosofa, teologia, cursando o 9º. Semestre de direito, especialista em metodologia e psicopedagogia, bolsista do CNPq, indignada com injustiças, mãe, sensível às causas sociais

RLL: Lê livros? Qual o último que leu e qual o seu favorito?

LE: Sim, A arte da Guerra, O Príncipe Maquiavel, e Os Sertões. Meus favoritos Pequeno Príncipe, O Profeta, A Idade da Razão, e Cem Anos de Solidão. São muitos...

RLL:  Qual o meio de comunicação que mais utiliza para se manter informado?

LE: Jornais, revistas, internet, rádio (hora do Brasil)

RLL: Conte-nos um pouco sobre como ingressou na vida política e como na ngressou na vida política e como a mesma interfere no seu cotidiano.

LE:  Sempre fiz política na minha vida. Comecei no grupo de jovens, grêmio estudantil, D.A., Dces, Cebs, partido político, sindicato, conselhos comunitários, municipais, estaduais. Ela atravessa minha vida todos os dias. Todo dia é uma luta. Toda luta é política. Nada me passa indiferente. Estou sempre comprometida em transformar em algo melhor.

RLL: A qual partido está filiado? É o primeiro ou já fez parte de outras siglas? O que a fez ingressar neste partido?

LE: PSB Partido Socialista Brasileiro, Diretório Municipal de Cascavel. Fundei o PT de Cascavel juntamente com um grupo de amigos de Cascavel.
A descaracterização do PT de Cascavel.
Pela ideologia do PSB que defende o socialismo e liberdade

RLL: Já exerceu algum cargo público, eletivo ou não? Se já exerceu, qual a sua visão sobre esta função?

LE: Sim. Durante trinta anos. Fui Servidora pública. (Professora, Coordenadora, Diretora, Presidenta de Licitação) Assumir um cargo público é ter compromisso e competência no desempenho da função. É servir permanentemente da melhor forma possível á população que paga meu salário , obedecendo aos princípios da administração pública: moralidade, legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência.

RLL: Por que gostaria de administrar o município de Cascavel?

LE: Para efetivar todos os direitos do povo que até hoje foram negados. Valorizar os servidores públicos implantando e implementando um plano de cargo e carreiras, piso salarial, data base e outros direitos que foram negados à todas as categorias. Os funcionários são os cartões de visita da administração pública. Valorizar os jovens. Resolver de uma vez só a situação dos jovens universitários (transporte de qualidade), estágio remunerado. Esporte em todas as modalidades. Acessibilidade e mobilidade urbana de uma forma geral. Qualidade de vida. Dar publicidade a todos os atos. Continuar o combate á corrupção. Saneamento básico E Meio Ambiente (água, esgoto,lixo). Turismo. Educação de Qualidade. Instalação de Creches e pré escola em todos os distritos.

RLL:  Qual seria o foco de uma possível gestão sua?


LE: Educação de qualidade. Capacitação em todos os níveis. Creches e pré-escola em todos os distritos. Assistência aos agricultores. Transporte, Assistência aos pescadores. Assistências aos comerciantes Acessibilidade e mobilidade urbana. Mobilidade rural. Atenção e cuidado com o saneamento básico, reciclagem do lixo. Ouvidoria e controle social dos serviços públicos. Saúde. Combate á corrupção.

RLL: Por fim, gostaria que você fizesse suas considerações finais nesta entrevista. De antemão, o Blog Revista Litoral Leste agradece a sua participação e deseja boa sorte na sua empreitada.

LE:
  Esse momento é possível graças a conquista da democracia após muitas lutas. Hoje podemos expressar livremente nossas idéias concepções, nossa indignação diante das injustiças, da corrupção e dos desvios do dinheiro público. Estou livre, e disposta pra qualquer debate ou entrevista para descortinar a realidade que vive o povo de Cascavel. Realidade de opressão, mordaça, pois quando o povo não se submete à vontade dos que estão no poder são perseguidos.
Isso não é mais permitido no século XXI, as amarras devem ser quebradas, pois ser humano é viver a plenitude da vida.



Um comentário: