domingo, 6 de maio de 2012

“Praia de Iguape quem te ver tem vontade de algum dia ao teu seio voltar, para ouvir as canções da saudade que por ti vive o mar a cantar...”



Por Wictor Oliveira, de Iguape/ Aquiraz - CE


Esse trecho do hino da Praia do Iguape diz tudo, quem visita a praia tem vontade retornar a um admirável pedaço do litoral cearense. Iguape é uma bela praia do município de Aquiraz com dunas brancas, o clima agradável, a praia, a renda, os jangadeiros, a praça e a hospitalidade fazem do lugar um recinto de aconchego. Iguape é um ótimo ambiente para o descanso e passear com a família. Esse cantinho de Aquiraz é rico em belezas naturais. Já na entrada o visitante é recebido por vista do mar, dunas e mangue, formando uma linda imagem. Outras paisagens encantam os olhos, como as velas das jangadas indo ao mar ou paradas na areia da praia.

Iguape tem um dos mais belos ocasos de Aquiraz. Esse pôr do sol pode ser conferido em duas dunas. Uma é o morro enxerga tudo, nele o turista pode apreciar uma vista panorâmica da Praia do Iguape. Outra é o morro próximo ao mar. Este é o mais visitado. Iguape oferece boa estadia em pousadas, casas de aluguel ou em um hotel. A praia é cheia de barracas que oferecem caranguejadas e a saborosa peixada, entre outros. Há opções de mercados, bares e restaurantes. A Praia de Iguape é ideal também para encontro de jovens. Eles podem se encontrar na praça onde aos sábados acontecem as baladas ao som de paredões, principalmente nos feriados e férias escolares.

Próximo ao Iguape está a Praia do Barro Preto, conhecida por suas pedras e pelas barracas de praia. É também uma das mais conhecidas de Aquiraz, sempre recebendo visita de turistas. Nesta praia está localizado um grande resort. Descendo pela Praia do Iguape chega-se a do Presídio. Uma belíssima praia cheia de pousadas, casas de aluguel.  Nos últimos anos vem se tornando um dos destinos mais procurados durante o carnaval. O nome faz parte do passado histórico do lugar, que serviu de prisão para os holandeses.

O Iguape está localizado a 44 km de Fortaleza e 18 km da Sede do Município.










Nenhum comentário:

Postar um comentário