domingo, 14 de dezembro de 2014

Pindoretama: Rede Sustentatibilidade espera colher 100 mil assinaturas

Com apenas mais 32 mil assinaturas o registro partidário deve ser oficializado. A ideia é conseguir número superior para evitar problemas na justiça, como aconteceu em 2013

A Rede Sustentabilidade, grupo político lançado pela ex-candidata a presidência da República Marina Silva, em 2013, espera recolher cerca de 100 mil assinaturas para oficializar a criação do partido até março de 2015. No Ceará, a Rede se reorganiza após as eleições e deve ter desempenho secundário no recolhimento de apoiadores.

O grupo precisa de 32 mil registros, mas busca margem de segurança para evitar nova negação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em outubro de 2013, por seis votos a um, o TSE rejeitou a criação da Rede por faltar cerca de 50 mil assinaturas. O responsável pelo processo de filiações da executiva nacional da Rede, Pedro Ivo, destaca que os militantes focam as atividades em reunir apoiadores através das redes sociais e do corpo a corpo nas ruas.

O coordenador da Rede no Ceará, Dimas Costa, pontua que, como o total de assinaturas é reduzido, em comparação com as 492 mil assinaturas iniciais, o trabalho deve ser focado no eleitorado do Sul e Sudeste. Nos dias 13 e 14, a direção nacional se reunirá, em São Paulo, para analisar a necessidade de expandir as atividades para outras regiões.


Pós-eleição

Passado o processo eleitoral, quando a Rede se uniu ao PSB em prol da chapa entre Marina e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em agosto, o grupo no Ceará se reorganiza para encaminhar diretórios municipais e preparar filiações.


Segundo o membro da executiva estadual, Ricardo Alcântara, os municípios de Pindoretama, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral e Maracanaú, além de Fortaleza, já estão em condições de receberem diretório municipal.


Alcântara destaca que nas primeiras atividades de recolhimento de assinatura, a contribuição no Ceará não foi expressiva devido ao grupo reduzido de pessoas. Ele frisa que, após a campanha eleitoral de 2014, novos apoiadores procuraram a Rede no Estado.


“Como todo processo eleioral, houve um grupo de militantes que se afastaram, mas há um pedido de filiação na Rede imenso. Tínhamos antes quatro mil pedidos, hoje temos cerca de sete mil. Quase dobrou sem a gente fazer campanha”, afirma Pedro Ivo.


A ex-ministra Marina Silva se reuniu com a militância da Rede no último dia 6, em São Paulo, e defendeu que o partido surge em um momento de “crise civilizatória” no Brasil. Uma das principais preocupações no recolhimento das novas assinaturas, segundo Ricardo Alcântara, é com a duplicidade ou incompatibilidade de assinaturas.


Em 2013, o advogado do partido, Torquato Jardim, disse que a Rede conseguiu mais de 900 mil assinaturas e que houve diversas irregularidades cometidas pelos cartórios eleitorais, como anulação sem justificativa e falta de cumprimento do prazo de 15 dias para análise.

Serviço

Contato com a Rede Sustentabilidade
Email: contato@

redesustentabilidade.org.br
Telefones: (61) 3223-9219 / 3223-5436 | Fax: (61) 3324-2263

Endereço: SDS – CONIC – Edificío Boulevard Center – Bloco A – Sala 108 – CEP 70391-900


Números

32 mil assinaturas  são necessárias para o processo de criação da Rede ser finalizado


900 mil assinaturas é o número que a Rede diz ter colhido, boa parte não reconhecida

6 municípios já estariam aptos a receber diretórios no Ceará



Fonte: Política – Jornal Opovo (14/ 12/ 14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário