terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Aquiraz | Cascavel | Beberibe | Aracati: 2,5 mil agentes realizam operação de segurança

Em Fortaleza, além da orla marítima, também haverá reforço no aeroporto, rodoviária e Centro Dragão do Mar
Todos os 1.015 milhão de turistas que devem visitar o Ceará até fevereiro, de acordo com levantamento da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), vão encontrar a segurança reforçada em toda a orla, pontos turísticos e cidades do Interior em que o fluxo de pessoas é maior. Ao todo, 2.496 agentes da Policia Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) atuarão na "Operação Alta Estação", lançada na tarde de ontem, pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Em Fortaleza, o policiamento está sendo reforçado em toda a orla marítima, que compreende a Beira-Mar, Praia de Iracema, Praia do Futuro, Praia da Leste-Oeste, Barra do Ceará e Vila do Mar. Além de espaços como Centro Cultural Dragão do Mar, Centro do Turismo do Ceará (EMCETUR), Mercado Central, Aeroporto Internacional Pinto Martins e o Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé.

Na Região Metropolitana, o Porto das Dunas, em Aquiraz, e as praias do Icaraí e Cumbuco, em Caucaia, também têm policiamento reforçado. No Interior, os municípios de Aracati, Beberibe, Cascavel, Camocim, Guaramiranga, Ipu, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Paracuru, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará tiveram ampliação de efetivo de policiamento.

O secretário-adjunto de segurança, Vilemar Rodrigues Júnior, comentou que com a chegada de mais de um milhão de pessoas nos próximos meses é preciso reforçar o policiamento em todo o estado. "Nesse período, nossa preocupação será maior para garantir a segurança de todos", comentou.

Júnior comentou que os pontos turísticos vão precisar de segurança redobrada para que os turistas possam andar com tranquilidade. "Eles precisam ter mais cuidados que os cearenses, por exemplo, já que não conhecem a região", destacou.

Para que fosse possível colocar os 2.496 agentes na operação foi necessário o reforço dos batalhões de policiamento especializado, as férias foram suspensas nesse período e aqueles que atuam normalmente no serviço administrativo vão para as ruas, explicou o secretário-adjunto.

Durante o lançamento da operação, foi ressaltado que não haverá mudança na segurança dos locais que não foram contemplados com a operação. Nos locais e cidades escolhidos haverá um acréscimo no efetivo.

Praias

Devido à preocupação com afogamentos, o Corpo de Bombeiros vai colocar 88 salva-vidas a postos, diariamente, do município de Aracati até Camocim, informou o comandante do CBM, Coronel João Carlos de Araújo Gurgel. "A concentração maior, em Fortaleza, será na Praia do Futuro devido ao perigo da correnteza e das valas".

Para o secretário-adjunto de Turismo, Marcos Pompeu, a segurança é algo fundamental para o sucesso do turismo. "Em relação a 2013/2014 haverá um aumento de 4,49% no número de turistas. Em parte isso se deve ao nível de policiamento nos pontos turísticos, onde não temos grandes ocorrências".

Como exemplo de sucesso de público e segurança, Pompeu utilizou a realização de seis jogos da Copa do Mundo e também o Brics, ainda no meio do ano

Além disso, ele acrescentou que é extremamente importante vários órgãos se juntarem para debater e criar estratégias para manter os cearenses e turistas seguros. Principalmente, porque um trabalho como esse qualifica o nível da segurança no Estado e, consequentemente, deixa uma boa imagem para todos os visitantes.

Thiago Rocha
Repórter


Fonte: Caderno Cidade – Diário do Nordeste ( 16/ 12/ 14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário