domingo, 6 de abril de 2014

Russas: Núcleo de Apoio visa amenizar conflitos escolares


Esta sendo executado em caráter experimental neste município ações do Núcleo de Apoio Disciplinar (NAD), criado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o objetivo de amenizar os conflitos no ambiente escolar. A necessidade de implantação desse núcleo justificou-se pela grande quantidade de reclamações de professores e diretores de escolas públicas, relacionados a problemas de indisciplina de alunos.
O Núcleo procura identificar os mais diversos conflitos dentro e fora da sala de aula, como a falta de respeito de alunos para com os professores, violência dentro da escola com professores e colegas, conflitos familiares que acarretem consequências negativas para o desempenho do aluno, violência doméstica, abusos sexuais e uso de drogas.
São atendidas as 35 escolas, com uma média de atendimento de três escolas por semana. O NAD recebe um relatório da unidade escolar, descrevendo o caso e vai ao local averiguar. A Semed disponibiliza um carro para o deslocamento dos profissionais que já exerceram funções de conselheiros tutelares no município.

Muitos casos

De acordo com um dos técnicos pedagógicos que realizam o trabalho, Alessandro Rocha, surgiram diversos casos graves em algumas escolas. "Já tivemos um caso de um aluno armado dentro da escola e outro que é usuário de drogas. No primeiro, encaminhados ao Conselho Tutelar e à Delegacia. No segundo, o caso foi identificado pela escola e tivemos apoio da família, acionamos o Ministério Público a pedido da família, para que seja feita uma internação compulsória do adolescente de 15 anos", conta.
Para o técnico e ex-conselheiro, a iniciativa é de fundamental importância, para dar à escola um apoio na resolução de conflitos que antes não era dado. "Quando a escola toma a iniciativa sozinha, de procurar uma delegacia ou conselho tutelar, acaba sendo vista pela família e pela sociedade como vilã. Mas quando há essa tentativa de conversar com família e tentar resolver o problema, a família se sente mais segura e caso não haja solução na melhora do comportamento do aluno, ela acaba tomando as ações necessárias mais firmes, como buscar as autoridades competentes", diz.
Segundo a coordenadora de Currículo da Semed, Sandra Maia, a receptividade do NAD pela comunidade é excelente e vem contando com o apoio de algumas famílias. "Foi uma parceria que chegou à escola, dividindo a responsabilidade, onde de um lado temos pessoas capacitadas e com experiências na resolução de conflitos e por outro lado a família".

Ellen Freitas
Colaboradora

Mais informações:
Núcleo de Atendimento Disciplinar Secretaria Municipal de Educação Rua Dr. José Ramalho, 1536, Centro, Russas
Telefone: (88) 3411. 0121


Fonte: diariodonordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário