segunda-feira, 7 de abril de 2014

Fortaleza: Programa de Educação Patrimonial e Roteiro de Incentivo ao Turismo Cultural (Programa Roteiro Fortaleza a Pé) completará 19 anos


O ROTEIRO FORTALEZA A PÉ foi criado em 1995 pelo educador, turismólogo e pesquisador Gerson Linhares - é uma iniciativa no sentido de levar estudantes de escolas públicas e particulares, grupos da terceira idade, população local e visitantes - turistas a conhecer a origem e a história do povo fortalezense, através de caminhadas turísticas culturais pelos bairros tradicionais da capital Fortaleza, em especial no Centro Histórico de Fortaleza, localizado entre as avenidas mais antigas da cidade (Dom Manuel, Imperador e Duque de Caxias).
Os roteiros especialmente elaborados para esse fim contemplam o patrimônio cultural da capital cearense, são edificações tais como igrejas, prédios, palacetes, monumentos, praças e logradouros de significância para o desenvolvimento sócio-cultural do nosso povo, através de relatos do passado em comparação ao presente, narrados pelos Guias de Turismo especializados em Educação Patrimonial e Turismo Cultural.

No dia 13 de abril de 2014, data de aniversário da cidade, completaremos 19 anos de atividades culturais, totalizando mais de 2.000 caminhadas realizadas no Centro Histórico de Fortaleza atendendo a um público médio de 80 mil pessoas. Sem apoio institucional.

BAIRROS TRADICIONAIS DE FORTALEZA
Centro – Benfica – Jacarecanga – Praia de Iracema - Barra do Ceará – Mucuripe – Parangaba – Messejana – Mondubim – Montese - Farias Brito, Antônio Bezerra etc.

ROTEIROS ELABORADOS NO CENTRO HISTÓRICO DE FORTALEZA
O Centro Histórico de Fortaleza possui cerca de 300 edificações antigas que fazem parte do Patrimônio Histórico Arquitetônico da área central da capital. Vamos juntos participar do Programa Fortaleza a Pé, são cerca de 10 roteiros culturais no Centro antigo de Fortaleza. E mais 14 roteiros pelos outros bairros tradicionais da cidade (Benfica, Jacarecanga, Praia de Iracema, Mucuripe, Messejana, Parangaba etc). Venha caminhar com a gente!


Palestra, Vídeo Cultural e Exposição Fotográfica Especial Fortaleza 288 Anos – 13 de Abril
Participação Especial: Mascote Bode Ioiô

PROGRAMA ROTEIRO FORTALEZA A PÉ
Local: Centro Histórico
Duração Média: 03 Horas
Saída: Praça do Ferreira – Centro de Fortaleza
Dias Favoráveis: Segunda-Feira a Domingo Turno: Manhã
Manhã – 08h Às 11h Saídas – Diariamente Agendar Antecipadamente

Maiores Informações:

Idealizador: Educador e Turismólogo Gerson Linhares
Telefones: (85) 3237.2687 – 88359915 
Face Book: Fortaleza a Pé


Um comentário:

  1. Agradecemos pela postagem caro amigo. Somos realmente partidário da Educação Patrimonial a todos os cidadãos. Somos gratos.

    ResponderExcluir