sábado, 5 de abril de 2014

Juazeiro do Norte (CE) perde um filho ilustre: José Wilker












O cearense
Natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, nasceu em 20 de agosto de 1947. Aos 13 anos, mudou-se para o Recife, onde trabalhou como radialista e iniciou a carreira de ator. Seis anos depois, já no Rio de Janeiro, consolidou sua carreira e, ao longo de cinco décadas, deixou sua marca como diretor, produtor e escritor. 

O jovem

Membro da Juventude Comunista, percorreu o sertão pernambucano com outros jovens interpretando diversas personagens em peças de teatro. Juntos, espalhavam as ideias do pedagogo pernambucano Paulo Freire. 

O ator
Wilker tem em seu currículo personagens memoráveis, como o jovem Rodrigo, protagonista da novela Anjo Mau (1976), de Cassiano Gabus Mendes. Em 1985, viveu Roque Santeiro, personagem central da trama homônima escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva. Em 2004, interpretou o ex-bicheiro Giovanni Improtta, de Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva, um personagem com diversos bordões como “felomenal” e “o tempo ruge e a Sapucaí é grande”.

Na Globo, dirigiu o humorístico Sai de Baixo (1996) e as novelas Louco Amor (1983), de Gilberto Braga, e Transas e Caretas (1984), de Lauro César Muniz. Durante uma rápida passagem pela extinta TV Manchete, acumulou direção e atuação em duas novelas: Carmem (1987), de Gloria Perez, e Corpo Santo (1987), de José Louzeiro.

A última participação do ator em novelas foi em 2013, quando viveu o doutor Hérbet, em "Amor à Vida", de Walcyr Carrasco. E antes, fez papel marcante no remake de "Gabriela", de Jorge Amado, em que interpretou o coronel Jesuíno. 
O velório será realizado no Teatro Ipanema, na Zona Sul da cidade, e está previsto para começar por volta das 23h, de acordo com a liberação do corpo, e seguirá até as 15h deste domingo (6), aberta ao público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário