sábado, 19 de maio de 2012

Dengue: uma ameaça constante!


Por Ricardo Costa, de Pindoretama – CE


O número de ocorrência de dengue vem desenvolvendo-se em nossa região, mesmo com escassa chuva. Pode parecer uma contradição, pois, em um período de ausência de precipitações, o natural seria uma redução dos focos do mosquito que precisa de água para proliferar-se.

Entretanto o mosquito vetor da dengue está cada vez mais acomodado ás condições da vida urbana. Localizado, inicialmente, somente em água limpa, o que notamos agora é seu desenvolvimento em diversos espaços, em locais abandonados e não tão limpos. Em uma temperatura elevada como a nossa e grau de umidade do ar também alto, são condições ideais para seu aumento. Sem contar que diversos insetos também podem ser considerados como transmissores como é o caso da popular muriçoca, que ao picar uma pessoa infectada com a doença, pode contaminar outra pessoa que ela apresente contato.


É fato que as pessoas estão cientes das medidas de prevenção. Mas, o Litoral Leste Cearense possui muitos locais que beneficiam o aparecimento do inseto transmissor. Residências fechadas (sítios e casas de veraneio - sem morador), terrenos baldios, abandonados. Estes pontos são invadidos pela água quando chove. Sem nenhuma pessoa para impedir, o que se vê são apropriados criadouros do mosquito a céu aberto.

Necessitamos intensificar o combate a dengue. Estarmos atentos a alguma ameaça que possa se converter em foco do mosquito. Juntando nossos esforços, a dengue não terá vez.  Receba bem os agentes de endemias nas suas casas.

VAMOS JUNTOS LITORAL LESTE! ABENÇOADO POR DEUS E LINDO POR NATUREZA!


Assista ao Vídeo: Proteja a sua Família e a Vizinhança

Nenhum comentário:

Postar um comentário