sábado, 11 de agosto de 2012

Abertas inscrições para encontro


Fortaleza. Estão abertas as inscrições para o 2º Encontro Sesc Povos do Mar: Socialização das Práticas e Saberes das Comunidades Litorâneas, que acontece de 22 a 26 próximos, na Colônia Ecológica Sesc Iparana. As vagas são limitadas e destinadas a pesquisadores, profissionais e estudantes da área ambiental. Os inscritos poderão participar das oficinas, rodas de conversa e programação cultural. As inscrições são feitas gratuitamente pelo número (85) 3452.9082.

O encontro tem por objetivo promover a visibilidade e a valorização das comunidades tradicionais de pescadores, artesãos, quilombolas e etnias indígenas que povoam o litoral cearense. As ações acontecem com a participação de 20 Municípios representados por 86 comunidades.

Durante a programação, serão realizadas ações voltadas às práticas alimentares e de saúde popular, à socialização das técnicas de artesanato, cantos, danças e brincadeiras, além da discussão sobre o meio ambiente e a sustentabilidade, por meio de oficinas, vivências, rodas de conversa e círculos de cultura. O encontro é aberto à sociedade em geral para a visitação dos espaços e das tendas temáticas.

Para o desenvolvimento do projeto, o Sesc realiza um mapeamento das expressões culturais e das formas de organização de diversas comunidades litorâneas, priorizando a participação de grupos sociais e de indivíduos representantes e/ou detentores de saberes, práticas e ofícios presentes no entorno da Colônia Ecológica do Sesc Iparana e das diversas comunidades litorâneas que, reconhecidamente, são detentoras de expressões socioculturais expressivas.

Nesse percurso, são convidados artesãos, culinaristas, grupos culturais tradicionais, dentre outros, que vão compartilhar seus fazeres e conhecimentos, fortalecendo e construindo canais de comunicação e de ação entre os participantes durante e após o evento.

O 1º Encontro Sesc Povos do Mar: Socialização das Práticas e Saberes das Comunidades Litorâneas reuniu 600 inscritos, representantes de 52 comunidades provenientes de 12 Municípios cearenses. A programação congregou mestres e grupos da cultura popular tradicional; associações de pescadores e artesãos; etnias indígenas; coletivos quilombolas; alunos e professores e público em geral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário