segunda-feira, 6 de agosto de 2012

LITORAL LESTE - Inaugurado Aeroporto Regional de Aracati


Em concorrida solenidade realizada no último sábado, foi inaugurado o Aeroporto Regional Dragão do Mar, em Aracati (distante 127 quilômetros de Fortaleza), que contou com diversas atrações como show aéreo, lançamento de paraquedistas e dezenas de aeronaves – civis e militares –, pousando e utilizando o pátio de estacionamento.

O que era uma antiga pista de pouso, passou por uma ampliação e reforma, sendo hoje a terceira opção para o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, como as da linha Boeing 737, com capacidade para mais de 100 passageiros. O investimento nas obras foi de R$ 23,8 milhões, e deverá provocar um grande desenvolvimento turístico para aquela região, onde se situa Canoa Quebrada, praia conhecida nacional e internacionalmente por suas belezas naturais.
A inauguração foi realizada pelo governador Cid Gomes, acompanhado do ministro e do secretário estadual do Turismo, respectivamente, Gastão Vieira e Bismarck Maia. O ministro, afirmou que o terminal de passageiros teve uma característica típica do Ceará destacada na obra, pois foram utilizados troncos de carnaúba em sua estrutura, além da cobertura com palha, semelhante às barracas de praia.

Diretores da TAM Executiva também estiveram presentes, pois a empresa montará um centro de manutenção de aeronaves executivas no local, oferecendo oportunidades de trabalho – altamente especializado –, para moradores da região. O centro atenderá a aviões de pequeno e médio portes, que realizam voos nas regiões Norte e Nordeste, além da América Central, passando pelo litoral cearense.



DESENVOLVIMENTO




O governador Cid Gomes afirmou que a obra de grande importância para o desenvolvimento do turismo no litoral leste do Estado. “O Ceará não pode ter apenas uma porta de entrada para o turismo, e o Aeroporto de Aracati será uma das mais importantes para o desenvolvimento desta região”, afirmou. De acordo com o secretário do Turismo, Bismarck Maia, a obra faz parte de uma série de investimentos para desenvolver os polos turísticos cearenses. O Aeroporto de Aracati vem somar-se ao do Cariri e ao Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, para receber turistas de lazer e negócios. Ele destacou que iniciará um trabalho para atrair voos, fazendo com que, já nos próximo verão, o movimento seja considerável.

O equipamento foi construído com recursos do Ministério do Turismo e Tesouro do Estado, sendo que já estão prontos os hangares, pista de pouso e área de taxiamento. Já o terminal de passageiros está em fase final de acabamento. A pista de pouso e decolagem possui 1,8 mil metros de extensão, por 30 metros de largura, mais 400 metros de área de escape, totalizando 2.200 metros de comprimento. Sua vida útil é de 20 anos, podendo operar até 1.200 movimentos anualmente. E, no primeiro momento, deverá 150 empregos diretos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário