segunda-feira, 20 de abril de 2015

Orquestra de Sopros de Pindoretama participará da Reabertura da Biblioteca Pública do Estado do Ceará.

Leiam a Integra da Matéria do Jornal O Estado CE (20/ 04/ 15)
Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens
Biblioteca Pública será reaberta em novo local


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) reabre na próxima quinta-feira, 23/4, a partir das 8 horas, a Biblioteca Pública do Estado do Ceará, com o acervo disponibilizado à sociedade em um novo local: o “Espaço Estação”, em um dos antigos galpões da RFFSA, ao lado da Estação João Felipe, no Centro de Fortaleza. O espaço, que integra as instalações da futura Pinacoteca do Estado do Ceará, acolherá a partir de quinta-feira, 23/4, mais de 50 mil títulos da Biblioteca Pública, que novamente serão colocados ao acesso da população, para consultas e estudo, com acesso gratuito e em funcionamento diário das 8h às 18h de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 8h às 17h. A solenidade de reabertura acontece às 15h, com a presença do secretário da Cultura, Guilherme Sampaio.


Com os títulos mais procurados pelos frequentadores da Biblioteca, salas de estudo, laboratório de informática e uma agenda cultural permanente, o “Espaço Estação” vem atender as demandas da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, que atualmente passa por reforma geral, com investimento de R$ 9 milhões realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura.


“O intuito do Espaço Estação é garantir o acesso a estas obras durante o período em que a Menezes Pimentel passa pela reforma e, ao mesmo tempo, criar um novo fluxo cultural nesta área da cidade, que já se prepara para receber, naquele local, a Pinacoteca do Estado”, explica o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio. O gestor lembra que os títulos que não estiverem disponíveis no Espaço Estação, como as obras raras, poderão ser acessados por meio de solicitação e agendamento prévio.


Abertura


Para o dia da abertura do espaço, foi montada uma extensa programação cultural, que se inicia às sete da manhã, com Alvorada da Banda da Marinha na calçada da Biblioteca. Às 8h, acontece, no hall de entrada do equipamento, a abertura da exposição sobre o compositor cearense Paurillo Barroso, com performance do ator Klístenes Braga. Das 9 às 10 horas, o Grupo de Teatro de Bonecos Turminha do Ronda faz a alegria da criançada no pátio multiuso, localizado no interior do equipamento. Às 10 horas é a vez do Grupo de Teatro de Bonecos da Cagece se apresentar.


No período da tarde, das 13h30min às 14h50min, o Grupo Baú de Leitura da Coelce/Casa do Conto realiza contação de histórias infantis. Às 15 horas, está prevista a presença do governador Camilo Santana, para solenidade de abertura oficial da Biblioteca. Juntamente com o secretário Guilherme Sampaio, Camilo fará uma visita aos setores do espaço, ao som da Banda de Sopro de Pindoretama. Das 16h30min às 18 horas, diversos setores da sociedade civil ligados ao livro, leitura e literatura realizam um primeiro debate sobre a proposta de instalação do Fórum Permanente Biblioteca Viva, colegiado que deve auxiliar as ações e programas.



Transferência


Dos 132 mil livros existentes na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, cerca de 50 mil serão disponibilizados para a população, durante o período em que o prédio passará por renovação de todas as instalações elétricas, hidráulicas e estruturais. Para que tudo fosse feito de forma rápida e organizada, as profissionais da Biblioteca separaram os livros na mesma sequência em que eles já estavam arquivados e catalogados, dessa maneira, ao chegar no Espaço Estação, bastou montar as estantes. “Fizemos um trabalho de higienização e reorganização dos livros para deixar o prédio pronto para receber as obras”, detalha a diretora da Biblioteca Pública do Estado, Enide Vidal.  


Ainda segundo Enide, estão sendo levados para o Espaço Estação 12 mil títulos infantis, 10 mil sobre o Ceará ou de literatura cearense, 13 mil de literatura geral, 10 mil obras gerais (referentes às áreas de conhecimento das grades escolares) e 2.500 volumes em braile. Também funcionará no local o Centro Digital do Ceará, que dispõe de dez computadores com acesso à Internet para pesquisas e trabalhos.


A coordenadora de Políticas do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, Mileide Flores, reforça que a escolha pelo novo espaço integra um conjunto de ações no sentido de promover ocupação cultural daquela área da cidade. “Procuramos as associações, comunidades e entidades para apresentar o projeto e receber propostas para esta ação. Estamos todos muito animados”, relata.


 SERVIÇO


Reabertura da Biblioteca Pública do Estado do Ceará - Espaço Estação. Rua 24 de maio, nº 60, Centro, Fortaleza. Programação de inauguração.



Fonte: Arte & Diversão – Jornal O Estado CE (20/ 04/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário