segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Dia Histórico: Posse da Prefeita de Cascavel

Ivonete Queiroz discursando após diplomação na Casa da Cultura, em Cascavel.
Por Deoclécio Galvão, de Cascavel - CE
Amanhã, a partir das 08h tem início a solenidade de posse da primeira prefeita de Cascavel, Francisca Ivonete Mateus Pereira. É sem dúvida um momento histórico para o município de três séculos que nunca possuiu uma mulher no comando e pouquíssimas no legislativo municipal.

O primeiro momento da solenidade se dará na Igreja Matriz, onde haverá uma missa em ação de graças.

 

MULHERES NO EXECUTIVO CASCAVELENSE

 

Ivonete Queiroz não foi a primeira mulher a desejar ocupar a cadeira de Prefeita, outras já tentaram alcançar o passo municipal, mas não obtiveram sucesso.

É o caso de Ana Marcelo Antunes, candidata a prefeita pela ARENA-2 em 1970, tendo obtido 3.319 votos, e em 1972, também pela ARENA-2, obtendo 4.711 votos.

Em 1996, pelo PMDB, outra mulher tentou chegar ao passo. Foi Ivone Cardoso, mas esta obteve apenas 222 votos.

No ano 2000 foi eleita para a função de Vice-Prefeita, Ana Paula Vila Real Dantas, a Paulinha Dantas, sendo desta forma a primeira mulher a fazer parte do executivo municipal.

MULHER NA CÂMARA MUNICIPAL

A Câmara recebeu sua primeira mulher já faz tempo, foi em 1959 quando a mesma Ana Marcelo alcançou a vaga de vereadora. Após ela, alcançaram a vaga: Maria do Carmo Falcão, em 1977; Vera Lúcia Villa Real Dantas, em 1983; Aliandra Vale de Brito, em 2004 e a partir de 1º de janeiro de 2013, a Enfermeira Márcia, eleita no pleito passado. De qualquer forma, até hoje não tivemos uma bancada com mais de uma mulher.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário