quarta-feira, 25 de julho de 2012

Yoga e respiração na luta contra as drogas


Utilizar uma técnica milenar contra a dependência química. Essa é a proposta do “Encontro de Conscientização”, que será promovido no próximo sábado (28), das 8h às 18h30, no Sítio Chácara da Lagoa, Estrada do Fio (em direção ao Iguape). O objetivo da atividade é, por meio do Yoga, convidar os participantes a viver o momento presente, esquecendo o passado e deixando as preocupações com o futuro.



O palestrante será Nello Baia Júnior, monge Budista da Tradição Terra Pura e professor de Yoga e de Meditação. Ele explica que as pessoas estão sujeitas às angustias e frustrações diárias e que a técnica é uma forma de deixar de lado as preocupações que podem gerar ansiedade. “Isso se dá pelo controle da respiração. Quando você respira, respira no agora, no presente”.



Praticante desde 1999, o professor afirma que, “independentemente do rótulo de ser Yoga, a técnica da meditação não tem nada a ver com religião”. Ainda segundo Nello Baia, tudo que é compulsivo, exagerado, pode se transformar em algo ruim. Nesse sentido, não só as drogas lícitas (álcool e fumo) e ilícitas (maconha, crack etc) são prejudiciais, mas também o consumo sem controle de alimentos (açúcar), medicamentos. “Falar muito também pode ser um vício”. O “Encontro de Conscientização” não é direcionado apenas para vdependentes químicos, mas para todos aqueles que querem obter o controle da mente e do corpo.



CONTROLE DAS EMOÇÕES


O monge terá a colaboração da psicóloga e psicoterapeuta Ana Cláudia Dutra, também professora de Yoga. Segundo ela, a meditação faz parte de diversas tradições culturais. “O Yoga junta os aspectos físico e psicológico. O trabalho psicofísico nasceu há três mil anos quando os homens buscavam alívio para as dores existenciais. Eles iam para as cavernas e ficavam meditando, respirando”.


A professora ressalta que, na atualidade, essa busca vai além do alívio do corpo e envolve o controle do sistema nervoso (medo, impulso, desejo). “Não é controle só por controlar. É para alcançar estado de consciência, de paz e tranquilidade. A gente precisa conhecer o processo corpo/mente. O que o meu corpo sente tem a ver com a minha emoção. A dor, às vezes, é uma emoção bloqueada”.


Ela assevera que esse conhecimento e controle são necessários ao enfrentamento de problemas diários, como a epidemia de vícios instalada na nossa sociedade, massacrada por uma vida competitiva. “O apelo das drogas é um convite para muitos, para o alívio das dores que nem sequer conseguem dar conta da sua dimensão”. Nello Baia Júnior e Ana Cláudia Dutra são professores da Casa da Felicidade e do Serviço Social do Comércio (Sesc). No Estado, a Universidade Federal do Ceará (UFC) possui curso de extensão em Yoga. Também existem cursos livres de formação, inclusive pela Casa da Felicidade.









Nenhum comentário:

Postar um comentário