quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Beberibe: TCM abre 8º encontro com a sociedade

Muito antes de o povo brasileiro ir às ruas clamar por direitos, pugnar em passeatas por melhorias na qualidade de vida em diversos segmentos, nós, no Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, abrimos essa série de encontros, com os quais estamos nos identificando com essa massa crítica, capaz de obedecer as ordens mais simples que são aquelas advindas de direitos que lhes sejam usurpados.
Quem fala assim, ciente de que deu o passo certo no caminho do entendimento, é o presidente do TCM, ex-governador Chico Aguiar, que por ser um “ente político”, que não faz mais política partidária, preside o Tribunal com os olhos voltados para o entendimento, sem esquecer que na hora de punir, haverá a punição, sim, mas não é essa a causa fim da Corte, avalia.
“Bicho papão”
Aguiar, ao lado de conselheiros como Artur Silva Filho e Marcelo Feitosa, que o acompanharam a Beberibe, assim como outros sete encontros já realizados (serão 18 no total), além de diretores do TCM e de órgãos fiscalizadores do Estado e da União, é simples na explicação: o TCM não é um bicho papão. O TCM que presido é um Órgão que está querendo despertar à cidadania, provocando na sociedade a vontade de participar e fiscalizar juntos.
Este programa do Tribunal de Contas do Estado começou em março e vai até dezembro deste ano. Em março do ano que vem, já não receberemos mais nenhuma prestação de contas em papel. Vamos colaborar com o verde, com os que defendem as matas. A isso, juntamos o papel de ensinar, orientar, trazer para dentro desta máquina, os jovens, os universitários, os cidadãos comuns, os que não têm mandatos. São eles que precisam fiscalizar, acessar as contas das Prefeituras, Câmaras, do próprio TCM, e assim vivenciar a vida de suas cidades.

Palestras

Depois da fala de Chico Aguiar, o seminário deu início às palestras que desenvolverão hoje e amanhã, até às cinco horas da tarde, com técnicos e personalidades convidadas da Assembleia, Tribunal de Contas da União e outros importantes órgãos do Brasil. O encontro realiza-se na Escola Profissional Pedro de Queiroz Lima, que por sinal liberou seus alunos para assistirem ao seminário. O próximo deverá ser realizado em Pentecoste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário