quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Prefeito de Icapuí vai à Câmara de Vereadores anunciar o planejamento das ações de 2013

Por Ivan Souza, de Icapuí – CE.

Prefeito Jeronimo Reis fala na Câmara de Vereadores sobre as ações de sua administração para 2013

O Prefeito de Icapuí Jeronimo Reis (PT) esteve sexta-feira (25) na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Icapuí, falando sobre as ações prioritárias de sua administração para o ano 2013.
Na ocasião, agradeceu pela confiança depositada nas urnas, e reiterou seu compromisso com o povo de Icapuí, detalhando as prioridades de seu governo.

SANEAMENTO BÁSICO
A cidade já conta com engenheiros envolvidos em projetos de saneamento básico, dando prioridade às ruas que alagam nos períodos chuvosos, que causam tantos transtornos à população e aos turistas.
Enfatizou que os engenheiros terão a missão de fazer um serviço de qualidade, que resolva definitivamente o problema da população, e não apenas paliativamente. “O escoamento das águas das chuvas é primordial, haja vista os transtornos causados à população em épocas de grandes invernadas, como as que ocorreram em 2009, em vários pontos de alagamento, sobretudo no corredor da Barrinha, onde estive como vereador presenciando o sofrimento daquele povo.” — Disse o prefeito — ” Estamos também, trabalhando em projetos exequíveis de muros de contenção para conter o avanço das marés.”
CONSTRUÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO DE ICAPUÍ
O Ginásio de Icapuí, que nem ao menos chegou a ser concluído, e se transformou em reduto de traficantes, usuários de drogas e vendas de bebidas alcoólicas  será demolido ainda este ano, para a construção de um novo ginásio, que contará com espaço para escolinhas de TaekwondoCapoeira e outras atividades esportivas, resgatando das ruas as crianças e adolescentes que vivem em situação de risco, gerada pela ausência do poder público na gestão tucana.
ESPORTE
Revitalizar as escolinhas de futebol de campo, salão, vôlei, handebol e outras modalidades, oportunizando e descobrindo novos talentos, para que Icapuí seja novamente destaque cearense nos esportes, afastando as crianças das mãos dos traficantes de drogas, foi também colocado na pauta de suas prioridades. “Icapuí já foi destaque cearense em vários esportes, daqui saíram vários talentos, e hoje não temos sequer escolinhas para formar novos desportistas” — Enfatizou.
ÁGUA – SAAE
O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) se encontra em sérias dificuldades, por que não souberam cuidar da coisa pública. Distribuíram a troco de votos o que eles não tinham. Hoje, o SAAE se encontra insolvente, e recebe repasses da Prefeitura Municipal para poder ajudar a pagar suas contas, coisa que nunca aconteceu desde sua implantação, há 25 anos. “Quero contar com cada um de vocês, com o racionamento e o bom uso dos recursos hídricos de nossa cidade. A água é de todos, mas assim como a pesca predatória acaba com a lagosta, a água desperdiçada um dia acaba, pois é um recurso esgotável. Andando pela cidade observo que, enquanto muitos desperdiçam sem consciência a sua água, lavando calçadas, carros e motos, ou aguando o chão, no final da rede muitos ficam sem água para tomar um único banho” — Completou. O Prefeito Jeronimo Reis também falou que serão feitos novos investimentos nas redes de distribuição, construção de novas caixas d’água  e perfurações de novos poços.
HABITAÇÃO
Sobre a habitação sabemos que em Icapuí existe um deficit muito alto, pois a maioria da população carente ainda vive em casas de taipas, e com os projetos como “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal, é possível, se não erradicar, ao menos diminuir consideravelmente esse deficit. ” A Secretaria de Ação Social vai priorizar os projetos que visem acabar ou diminuir consideravelmente o deficit habitacional, dando melhoria de vida aos nossos cidadãos, dignidade de morar em suas próprias casas, com o mínimo de conforto, com banheiros adequados, e acesso a água.
TRÂNSITO
A cidade de Icapuí precisa ser repensada no que tange a questão do trânsito. Não houve um projeto de reurbanização, e, a população aumentou consideravelmente nesses últimos anos. Além disso, o acesso ao crédito facilitou a aquisição de veículos, trocou-se as bicicletas pelas motocicletas, muitas delas pilotadas por menores ou adultos inabilitados, e o que é pior, sem o uso de capacetes e outros equipamentos de segurança, dando a Icapuí um dos primeiros lugares em estatísticas de mortes por acidentes de trânsito no Ceará. ” Lançaremos o Edital de Concurso Público para atender a demanda, e vamos implantar o DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito) e o GMT (Guarda Municipal de Trânsito) para organizar nossa cidade, só assim, vamos preservar a vida de muito dos nossos adolescentes, e caminharemos juntos rumo ao progresso.” — e, concluiu – “Fizemos parcerias com o DETRAN para ajudar os nosso motoristas a tirarem suas habilitações.”
EMPREGO E RENDA
O Prefeito esteve conversando com os Diretores da Agrícola Formosa, para que deem oportunidade aos jovens de Icapuí, através de uma parceria junto à prefeitura, assim como na Petrobrás.
“Estive conversando com os Diretores da Agrícola Formosa para aproveitar melhor os nossos jovens, inserindo-os no mercado de trabalho, — uma vez que quase todo o território da fazenda está dentro de Icapuí –,  e eles se mostraram bastante interessados e dispostos a colaborar. Também fomos no Campo Belém, conversar com os engenheiros da Petrobrás, para reforçar os cursos técnicos para nossa juventude.”
Em seguida, na presença de todos os Secretários e Vereadores, o prefeito se despediu, enfatizando o seu amor por Icapuí.
Meus comentários:
Eu não tenho dúvida que Icapuí tem um potencial turístico invejável, e com o advento da Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíada e Paraolimpíadas a cidade vai lotar de turistas. Resta preparar os atores desse processo, capacitando garçons, cozinheiros, gerentes de pousadas e restaurantes  para que possam disponibilizar um atendimento profissional.
A cidade organizada, com placas de sinalização, estacionamentos, placas de trânsito e o saneamento ela estará preparada para o desenvolvimento econômico e sustentável que tanto precisamos para ver a primavera.

Fonte: Blog do Carlos Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário