segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ICAPUÍ: Barcos de garrafas PET foram construídos em Ibicuitaba, durante curso.


Por Ivan Souza, de Icapuí – CE.

A foto foi copiada do Facebook do Paulo Victor

Foi realizado nos dias 21 a 25 de janeiro de 2013, das 08:00hs ás 17:hs, na Escola Carlota Tavares em Ibicuitaba, a primeira etapa do curso de montagem da embarcação de garrafas PET –TES PRISMA. Durante o curso foram construídos dois barcos, dos cinco previstos para atender as comunidades da região de cima (Quitérias ao Peixe Gordo). A Associação dos Moradores de Ibicuitaba é a entidade local, responsável pelo andamento das atividades nessa região.
A segunda etapa do curso que deverá ocorrer até o meio do ano, vai contar com a participação do pessoal que foi habilito na primeira etaba do curso, contribuindo assim, na construção dos três barcos da região que estão por fazer.
O curso de fabricação de barcos a partir de garrafas PET foi uma escolha da comunidade pesqueira como medida compensatória oriunda do licenciamento ambiental de instalações marítimas da PETROBRAS.
O barco é do tipo catamarã e é regulamentado pela Marinha do Brasil, podendo ser usado no apoio a pesca, transporte de mariscos, atividades turísticas e ambientais nestas comunidades. A construção de cada unidade pode significar a retirada mais de 1000 garrafas PET do meio ambiente, oque contribui para a redução da poluição de um ambiente mais saudável.
Outras Informações sobre o barco:
Especificações Técnicas
Comprimento: 3,60m
Largura: 2,10m
Garrafas: 1000
Peso: 62Kg
Capacidade: 6 pessoas ou 420Kg
Deck e fundo: Comp. naval, PET e alumínio
Motor: 6,5 a 13HP
Fonte: TES PRISMA

“A realização do Plano de Compensação da Atividade Pesqueira é uma medida de compensação exigida pelo licenciamento ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário