sábado, 19 de janeiro de 2013

Cearense Dragão do Mar dará nome a navio da Transpetro


Por Ricardo Costa, da Redação.

O petroleiro, que está em fabricação no Porto de Suape (PE) lembrará o maior símbolo da resistência popular cearense à escravidão
Um herói cearense, o Dragão do Mar, como foi chamado o líder jangadeiro e abolicionista Francisco José do Nascimento, será homenageado no terceiro navio construído para a Transpetro no Nordeste. Atualmente sendo fabricado pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no Porto de Suape, em Pernambuco, esse petroleiro faz parte de uma série de 10 navios do tipo Suezmax encomendados ao estaleiro.

Com 274 metros de comprimento e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo, o equivalente à metade da produção nacional, o Dragão do Mar está em fase de edificação no EAS e deve ser entregue à Transpetro no final do ano. Tem as mesmas características dos navios João Cândido, o primeiro petroleiro construído no Nordeste a entrar em operação, e Zumbi dos Palmares, em fase final de acabamentos.

O cearense
Chefe jangadeiro e abolicionista, Francisco José do Nascimento, o “Dragão do Mar”, denominação possivelmente de autoria do escritor naturalista maranhense Aluísio de Azevedo, recusou-se a desembarcar escravos em Fortaleza, liderando uma greve que paralisou o mercado negreiro na cidade, nos últimos dias de janeiro de 1881.

Levado, com sua jangada, para o Rio de Janeiro, em um navio mercante, foi aclamado nas ruas da capital do Império.

Símbolo da resistência popular cearense à escravidão, foi homenageado pelo Governo do Estado, que mantém o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em memória a ele.

Por quê - ENTENDA A NOTÍCIA

A embarcação integra o Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), que tem investimentos de R$ 11 bilhões na encomenda de 49 navios e 100 barcos hidroviárias junto a estaleiros nacionais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário