sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Artista plástico monta museu com mais de 500 brinquedos no Ceará

Por Ricardo Costa, de Pindoretama – CE.
Dim começou a fazer brinquedos ainda criança
(Foto: Dim Brinquedim/Acervo Pessoal

Brinquedos são criados pelo artista que mora na Grande Fortaleza. Para Dim Brinquedim, peças ganham sentido com energia humana.


Pela idade, o artista plástico conhecido como Dim Brinquedim já deixou de ser criança, mas é só conhecer o trabalho do cearense de 45 anos para perceber que ela leva a sério a tarefa de brincar. Em um sítio no município de Pindoretama, a 50 quilômetros de Fortaleza, Antônio Jader Pereira dos Santos constrói brinquedos e mantém um museu de 500 peças cheias de cores e gosto de infância.

Brinquedos, esculturas e telas inspirados na meninice do artista estão abertos à visitação e para diversão de adultos e crianças no Museu Brinquedim. “Penso na criança porque eu sou a criança. Eu sou o menino Dim que estava brincando em Camocim, onde nasci”, diz.

No playground do Museu, a língua de um boneco gigante vira um escorregador e o corpo de um gato vira um portal por onde ninguém resiste passar. O barulhinho engraçado do famoso rói-rói é potencializado em uma árvore com pelo menos vinte deles. Joaninhas, libélulas, borboletas, pássaros, palhaços, músicos, bailarinos ganham movimento e som em caixinhas com manivela, carrosséis e móbiles.

Dim começou a fazer brinquedos desde os primeiros anos de idade, como, aos sete anos, o inesquecível cavalo que criou com a tala de uma carnaubeira depois de assistir a um filme do Zorro. Até hoje, tudo parece se tornar arte e brincadeira nas mãos de Dim Brinquedim.


Museu de brinquedos fica em um sítio (Foto: Dim Brinquedim/Acervo Pessoal)

Guerra de brinquedos


Os brinquedos de Dim Brinquedim não precisam de energia elétrica e não utilizam tecnologia vançada. Eles funcionam com a imaginação e energia de quem brinca, independente da idade. “Preciso da energia humana. Gosto de interagir com os brinquedos. O artista cria observando o dia a dia, não é separado da vida”, conta.

Mesmo fazendo peças artesanais, Dim Brinquedim não critica o uso de videogames e computadores pelas crianças. “Eu acho que tem de ter os dois mundos. A criança precisa ter a liberdade, mas tem de ter um controle. Acho interessante que ela possa conhecer outros universos, não ficar preso em só um”, diz.
                           Escorregador de 'língua de gato'' (Foto: Dim Brinquedim/Acervo Pessoal)

Ele vive esse dilema em casa. O filho novo de Dim, Ud, já aprendeu a brincar com o pai e conta que já fez “uns 50 brinquedos”. A filha adolescente, Risa, está mais interessada nas novas tecnologias e as redes sociais.

O talento do artista já visitou vários países e conquista quem conhece, seja para guardá-los como uma obra de arte ou como uma lembrança de que se deve ser sempre criança. “Meu trabalho é para todas as idades. Todo mundo foi criança um dia''.

O criador de tantas fantasias já deu aula na Universidade de São Paulo (USP), e não é difícil encontrar algum brinquedo feito por Dim em praças, escolas, bibliotecas e parques pelo Ceará. Para visitar o Museu Dim Brinquedim, é preciso agendar com o próprio artista. A visitação pode ser feita a partir do dia 12 de outubro, das 8h30 às 17h. O preço é R$ 5 (adulto) e R$ 2,50 (criança).



Museu Brinquedim

Visitas de terça a domingo, das 8h30 às 17h.
Estrada da Coluna, km 20, Alto Alegre, Pindoretama (CE)


Nenhum comentário:

Postar um comentário