sábado, 3 de agosto de 2013

DICA DE LEITURA: Balbino Em Chamas



Um livro de apenas 48 páginas, com muita aventura e drama. O que a especulação imobiliária pode fazer com simples pescadores em uma comunidade onde vivem por décadas.Estão sendo expulsos porque vivem em uma região super valorizada.
Por viverem proximo ao mar em um terreno próprio para construção de condomínios de luxo, os pescadores estão sendo expulsos com muita violência, tendo suas casa queimadas. a igreja local foi incendiada.Primeiro chegaram os tratores depois homens fortemente armados, assim a vila de Balbino fora invadida. O que fazer? se conformar? sair, ir embora, para onde? nesta vila onde moram por várias gerações, de onde tiram o seu sustento, trabalham sustentam a família, eis que aprece alguém se disendo dono da Terra. aquelas Terras onde viviam , após terem herdados de seus pais que por sua vez receberam também dos pais estavam sendo coagidos a abandonar e procurar outro rumo, outro meio de sustento. Era justo?
Havia uma imobiliária por traz de tudo.
eram pessoas simples mas conheciam seus direitos, não entregaria suas casas assim simplesmente.
Dona Francisca não se conformou: Foi à televisão, colocou a boca no trobone, se organizou com seus vizinhos.O movimento foi filmado, além de toda a movimentação, a tragédia, o fogo.
Os pescadores reconquistaram seu paraíso, provando que os papéis da imobiliária eram falso.
Um livro premiado, altamente recomendável para jovens e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário